PORTO é a segunda maior cidade de Portugal, localizada às margens do rio Douro. É conhecida como “Cidade Invicta” - a cidade nunca foi conquistada. Seu centro histórico, nunca tocado por invasores, é registrado como Patrimônio Mundial pela UNESCO. O valor histórico da Catedral Antiga, a Igreja de São Francisco e a Torre dos Clérigos combinam-se com os edifícios contemporâneos como o Museu de Serralves e a Casa da Música, revelando o clima único da cidade.

As margens dos rios Ribeira e Gaia, ligadas pela ponte Luis I, apresentam a imagem mais conhecida do Porto. Esses são os melhores lugares para provar a cidade. Visite as famosas adegas de Gaia e desfrute de uma taça de vinho do Porto no final de sua excursão. Ou sente-se em um dos restaurantes da Ribeira e experimente uma das especialidades do Porto: as “tripas a moda do Porto” - ligadas à história da cidade, ou o sanduíche quente “francesinha” com molho especial.
 
A cidade nunca dorme. O centro da cidade do Porto é o centro da vida noturna, especialmente nos fins de semana, fica realmente cheio o ano todo. Quase todos os bares e clubes de música estão lotados. Ribeira e Foz também são lugares importantes no mapa noturno do Porto, onde a arquitetura histórica se mistura com música e arte.
 
 

 
Associação de Turismo do Porto e Norte
CC BY-NC-ND

   

10 razões para visitar o Porto

1. Centro Histórico
O centro histórico do Porto é classificado como Património Mundial pela UNESCO. Inclua na sua lista DEVE VER a Torre dos Clérigos, o Palácio da Bolsa, a Sé do Porto, entre muitos outros.

2. Estação de São Bento
A estação, com seu átrio revestido de azulejos típicos de azulejos brancos e azuis, é considerada um dos mais belos marcos arquitetônicos do mundo.
 
3. Ponte D. Luís I
Foi construída em 1886 para conectar as duas cidades Porto e Gaia e foi construída por Gustave Eiffel. O mesmo Eiffel que três anos depois, usando a mesma técnica, construiu a Torre Eiffel em Paris.
 
4. Rio Douro
Um cruzeiro pelo rio não pode ser desperdiçado, e você verá o Porto de uma nova maneira e apreciará a beleza natural em todo o vale do Douro.
 
5. Vinho do Porto e Adegas
Para os amantes do vinho, existe o Museu do Vinho do Porto na Alfândega e as adegas do Cais de Gaia para visitar. Lá você pode fazer um passeio pelas adegas, onde no final você poderá provar um pouco do vinho.
 
6. Francesinha
Se gosta de descobrir novas cozinhas, pode experimentar a especialidade do Porto, a famosa "Francesinha" com presunto, linguiça e bife coberto de queijo derretido e molho de tomate e cerveja quente.
 
7. Festivais
Existem muitos festivais populares acontecendo durante todo o ano, principalmente durante o verão, e vários eventos musicais. O mais conhecido é o Festival de São João, na noite de 23 de junho, quando você pode voar alguns pequenos balões de ar quente no céu da cidade, comer sardinhas típicas e apreciar os grandes fogos de artifício à meia-noite no rio.
 
8. Museus e Galerias
Desde o museu do elétrico, passando pelo museu da imprensa e arte contemporânea de classe mundial, o Porto tem muitos museus e galerias.
 
9. Livraria Lello
É considerada uma das livrarias mais bonitas e pitorescas que você alguma vez verá. Foi também uma inspiração para J. K. Rowling escrever os seus livros do Harry Potter.
 
10. FC Porto
Este estádio é um ícone da cidade, não apenas porque é o lar da equipa local, mas também porque é um belo trabalho de arquitetura feito pelo arquiteto Manuel Salgado. Você pode encontrar lá um museu que mostra a história completa do clube até agora.