Alentejo


Alentejo – situa-se no sul de Portugal, entre o rio Tejo e o Algarve. A este, faz fronteira com Espanha e a oeste é banhado pelo Oceano Atlântico.  

No Alentejo, você viaja naturalmente com e para a história. A presença humana nesta região foi documentada desde o período paleolítico. Até hoje, restam quase 100 monólitos.

Em muitos locais podem ser encontradas várias estruturas originárias da época romana. Basta olhar ao redor para encontrar fortalezas, templos, pontes, estradas e caminhos pavimentados, santuários, teatros, represas e aquedutos. Os melhores exemplos podem ser encontrados em Évora e Elvas.

Em Mértola, a cidade mais árabe de Portugal, você pode sentir o clima da ocupação árabe, que durou quase 500 anos no sul de Portugal.

Toda a paisagem do Alentejo é pontilhada de castelos, fortes, torres de vigia e cidades e vilarejos fortificados. Marvão pode ser considerado o paradigma da história da maioria das fortalezas do Alentejo.

O Alentejo tem muito mais a oferecer do que apenas história. Entre as montanhas e o oceano, há muitas atividades e atrações para desportos e relaxamento, para amigos e famílias, para jovens e para idosos.

 

 
 
   

10 razões para visitar o Alentejo

1. O Cromeleque dos Almendres
É uma combinação espetacular de 95 monólitos, alguns dos quais exibem gravuras de caráter geométrico ou astral. Eles podem ser encontrados em vários lugares, mas a melhor expressão é encontrada na Gruta do Escoural.
 
2. Troia Portuguesa
Já ouviu falar sobre o forte Troia da mitologia grega? Em Portugal, também existe um lugar chamado Troia, no entanto, está ligado aos tempos do Império Romano. Descubra o património cultural da região - as ruínas romanas de Troia, que na verdade revelam como a área já era rica em recursos naturais há dois mil anos.
 
3. Évora
A cidade apresenta todas as épocas da história - do romano ao neoclássico. Évora foi classificada pela UNESCO como Património Mundial. Um dia não é suficiente para visitar os lugares mais importantes da cidade, como o Templo Romano, a Capela dos Ossos, a Catedral de Santa Maria, o Palácio do Rei D. Manuel, a Janela Manuelina e o Teatro Garcia de Resende.
 
4. Queijo Serpa DOP
Existem vários tipos de queijo DOP conhecidos do Alentejo, mas o queijo Serpa é o mais famoso. É um queijo de ovelha curado, semi-macio e amanteigado em textura. Existem apenas 12 áreas do concelho no Baixo Alentejo, onde o clima, o solo e as pastagens conferem ao queijo Serpa DOP as características que o tornam um queijo único.
 
5. Doces, doces e mais doces
Existem centenas, se não milhares de receitas. Em qualquer lugar que você vá, existem vários tipos de doces que DEVE experimentar. Em todo o Alentejo encontram-se os nogados - nougats, os filhós - bolos folhados, o boliche finito - bolos fermentados e as folares da Páscoa. Está com fome de visitar o Alentejo?
 
6. Rota Vincentina
A sul de Sines, inicia-se o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, com mais de 340 km de trilhas marcadas, para caminhadas e passeios de bicicleta, que compõem a Rota Vicentina, entre Santiago do Cacém e Cabo São Vicente.
 
7. Praias sem fim
A costa alentejana se estende desde a foz do rio Sado até a Zambujeira do Mar e o surpreenderá por ser uma área costeira tão bem preservada, com pequenos paraísos de sol e praia. Da Península de Troia até Sines, existem mais de 70 km de praia.
 
8. Surf
Entre Sines e Vila Nova de Milfontes, você pode encontrar vários lugares para praticar surf. Seja um profissional ou apenas queira começar, não ficará desapontado com as ondas do Alentejo.
 
9. Canto Alentejano
É um tipo de música portuguesa baseada em vocalizações. É um canto tradicional em duas partes, interpretado por grupos de corais amadores, caracterizado por melodias distintas, letras e estilos vocais, e tocado sem instrumentos. Esta tradição musical foi reconhecida na Lista do Património Cultural Imaterial da UNESCO.
 
10. Artesanato
A ruralidade do Alentejo é fortemente visível no artesanato da região. A Olaria Pedrada de Nisa é única no Alentejo. Em Estremoz, destaca-se a famosa Barrística (figuras em argila). Perto de Elvas e perto de Évora, existem curtumes que mantêm métodos tradicionais de produção de artigos de couro. Cobertores e cobertores alentejanos tradicionais são feitos em teares, usando lã de ovelha, branca e preta.